DIREÇÃO E COORDENAÇÃO
Valéria Iglésias da Silva Scheid

Valéria Iglésias da Silva Scheid

Diretora

Fui diretora da Coopen BH por 16 anos e atualmente tenho o prazer de trabalhar recriando esse projeto na Éspasso Escola. Sou formada em Pedagogia, com pós-graduação em Supervisão. Tenho muitos anos de experiência em outras escolas, mas foi aqui que me senti próxima ao que acredito. Acredito em uma educação em que educadores percebam, enxerguem seus alunos, que surpreendam os surpreendentes (os chamados deficientes) com delicadeza e comprometimento. E acredito que conseguimos isso ao refletir sobre nossa prática sem medo, sem preconceitos ou concepções fechadas a respeito do que é educar e do que esperar do outro. Minha filha é cria desse projeto do qual agora meus netos também têm a chance de participar - um projeto que não tem medo de se reavaliar constantemente e que por isso já vale mais do que podemos mensurar.

Zaida Muñiz

Zaida Muñiz

Coordenadora do Ensino Fundamental I

Sou Zaida Muñiz, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I. Sou psicóloga e trabalho com educação desde sempre! Resolvi fazer psicologia pensando em me especializar em psicologia educacional e escolar. Aos 14 anos comecei a dar aulas de balé para crianças e só parei após já estar dando aula em uma escola montessoriana, onde também trabalhei com a formação de professores. Por um tempo me dediquei apenas ao consultório e atendimento ambulatorial. Retornei à educação pelas mãos de uma amiga que me convidou para escrever um livro de matemática, que tinha uma proposta construtivista. Estava distante da educação e, assim, voltei a estudar sob a orientação dela, mas o melhor é que aprendi muito com essa amiga; escrevemos duas coleções e o bichinho da educação me pegou de vez. Desde então voltei para a escola, escrevi outras duas coleções, voltei a dar aula - quando pesquisava e testava os materiais que escrevia - e sempre mantive o atendimento em consultório e estudos em psicanálise. Fiz especialização em construtivismo, trabalhei como coordenadora em duas escolas com essa proposta e hoje estou envolvida em conhecer mais sobre a questão da inclusão. Adoro a sala de aula, mas o que mais me encanta é observar a forma como as crianças pensam, perceber como organizam e articulam os diversos saberes, ver a satisfação que sentem quando constroem o conhecimento.

PROFESSORES
Educação Infantil
Fernanda Tonucci

Fernanda Tonucci

Professora Infantil I

Andréa Dolabela

Andréa Dolabela

Professora Infantil II

Meu nome é Andréa Dolabela Cânfora, sou professora há 25 anos, e trabalhei em três escolas durante esses anos. A Educação infantil sempre foi meu foco, mas tive a oportunidade de trabalhar com o Ensino Fundamental I e II dando aulas e substituindo professores. Grande parte de minha trajetória profissional foi na Cooperativa de Ensino, onde passei os melhores anos de minha vida. Há treze anos me apaixonei pela turma do Infantil 2, pois o convívio com as crianças bem pequenas é muito gratificante e cheio da energia transmitidas por elas. Minha satisfação também está na alegria de vê-las crescer, aprender e gostar de ser criança. As energias traduzidas em movimentos, expressividades e transformações vão tomando forma diante de nossos olhos, a cada momento vivenciado no nosso dia a dia e nos projetos propostos.

Bruna Leite

Bruna Leite

Professora Infantil III

Yara

Yara

Professora Infantil IV

Sou Yara, professora do Infantil 4. Tenho formação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Fiz dois anos de estágio na Coopen BH. Na Éspasso Escola, me vi ainda mais encantada pela educação, quando tive a oportunidade de conhecer a sua proposta curricular. Aqui vejo e sinto as coisas acontecerem de uma maneira muito legal! Sou muito feliz em participar desse encantador projeto.

Juliana Andrade Lejeune

Juliana Andrade Lejeune

Professora Infantil V

Sou formada em pedagogia pelo UniBh. Comecei na área da educação em 2010, estagiando na Cooperativa de Ensino de Belo Horizonte (Coopen-Bh). Em 2012 assumi minha primeira turma e trabalhei no integral na mesma instituição. Hoje sou professora de uma Unidade Municipal da Educação Infantil de Belo Horizonte (UMEI) e estou com a turma do Infantil 3 aqui na Éspasso Escola. É uma honra para mim formar crianças autônomas, criativas e questionadoras junto com toda a equipe pedagógica.

Fundamental I
Géssica

Géssica

Professora 2º Ano

Sou Géssica, professora do 2° ano. Me formei em pedagogia e magistério. Sou apaixonada pela educação e pela proposta da escola. Busco continuar crescendo e contribuindo com essa equipe de alunos e colegas de trabalho que me encanta.

Stéfani

Stéfani

Professora 3º Ano

Sou Stéfani, professora do 3º ano do Ensino Fundamental. Estudei no Uni-Bh, onde me formei em Pedagogia e atualmente faço uma especialização em “Alfabetização e Letramento” na UEMG. Ao buscar uma profissão, descobri minha verdadeira missão: ensinar e aprender diariamente. Aos oito anos, me descobri professora, quando alfabetizei minha irmã e, até hoje, sigo nessa descoberta, continuo me descobrindo. Nossa escola é incrível! Para mim é um privilégio fazer parte de uma equipe tão especial.

Luíza Dorella

Luíza Dorella

Professora 4º e 5º Ano

Eu sou a Luíza, professora do 4º ano. Me formei em Pedagogia na UFMG e logo no primeiro período do curso conheci, e me encantei pela proposta da escola. Desde então estou aqui, construindo esse sonho junto com tanta gente bacana! =)

Fundamental II
Ana Carolina

Ana Carolina

Professora - Matemática - Fundamental II

Sou professora de matemática desde 1994. Comecei meu trabalho na Coopen em 2013 e agora continuo com a Éspasso Escola. Aqui me sinto feliz. Encontrei uma Escola que valoriza o ser humano como ele é. Respeito, diálogo, conhecimento, experiências, compromisso, seriedade, alegria, liberdade, andam juntos neste espaço maravilhoso!

Alessandra Cândido Benati

Alessandra Cândido Benati

Professora - História - Fundamental II

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto-MG, me especializei
em Educação Especial e Inclusiva para Altas Habilidades/Superdotação. Educadora há
mais de 20 anos atuei em diversos espaços educativos, sempre com a perspectiva da
educação transformadora dos sujeitos e de sua realidade.
Na Espaço Escola atuo com Projetos de Pesquisa, onde tenho oportunidade diária de
criar um espaço de reflexão com os alunos, para que cada um possa atuar como
protagonista de sua própria história.

Dilvana Fiorini Aguiar

Dilvana Fiorini Aguiar

Professora - Ciências - Fundamental II


Ciências - 6º a 9º anos.

Fernanda Gontijo Araújo

Fernanda Gontijo Araújo

Professora - Português - Fundamental II

Da música eu vim e nas letras me criei. Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e musicista ``amadora``, sou uma apaixonada pelo pulsar cantante das palavras e por seus mistérios. Na poesia, ancoro o meu barco de sentidos e, no ritmo da linguagem, me deixo navegar. Nesse per-curso flutuante, encontrei no espaço escolar – no seu “éspasso”, és pássaro – a forma atual de traduzir a minha esperança por um mundo mais digno e justo, o qual, acredito, precisamos urgentemente construir. Como professora de Língua Portuguesa, busco, assim, investir em uma formação mais ampla e humana dos nossos jovens, persistindo na ideia de que a linguagem e suas regras são invenções que, se bem apreciadas, podem nos navegar por rios de múltiplos sentidos, territórios de alegria e pensamentos de amanheSer.

Paulo Cabral Lage

Paulo Cabral Lage

Professora - Geografia - Fundamental II

Sou Paulo Cabral Lage, professor de Geografia, graduado pela UFMG e associado à Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). Apaixonado por relatos (d)e viagens, pelas serras e águas e pela geopolítica, com experiências empíricas adquiridas no diálogo com diversos atores sociais, de ONG's a comunidades remanescentes de quilombo. Atuei como pesquisador do Núcleo de Estudos sobre o Trabalho Humano (NESTH/FAFICH/UFMG), em turmas da Educação de Jovens e Adultos e também no Ensino Regular, como professor da Prefeitura de Belo Horizonte. Estou na Éspasso Escola desde o início de 2015 e a cada dia me encanto mais com sua proposta pedagógica humanizadora.

Rodrigo Siqueira de Castro

Rodrigo Siqueira de Castro

Professor - Educação Física

Educação Física - todas as turmas.

APOIO PEDAGÓGICO
Marina Cordoval Melo - 1º ano

Marina Cordoval Melo - 1º ano

Fundamental I

Sou Marina, professora do 1° ano. Possuo graduação em Pedagogia e posso dizer com propriedade que amo o que faço. Assim que conheci a escola e o seu projeto pedagógico, me apaixonei, e logo coloquei a minha pequena para crescer nesse incrível universo de conhecimentos e descobertas.

Fernanda Tonucci - Infantil I

Fernanda Tonucci - Infantil I

Educação Infantil

Marina Cordoval Melo - 1º ano - Fundamental I
Sou Marina, professora do 1° ano. Possuo graduação em Pedagogia e posso dizer com propriedade que amo o que faço. Assim que conheci a escola e o seu projeto pedagógico, me apaixonei, e logo coloquei a minha pequena para crescer nesse incrível universo de conhecimentos e descobertas.

COLABORADORES
Henrique Manara - Artes Plásticas

Henrique Manara - Artes Plásticas

Educação Infantil e Ensino Fundamental

Sou bacharel em Interpretação e Direção Teatral pela UFOP e desenvolvo trabalhos de performance e pesquisa em artes plásticas desde 1999. Produzi ilustrações de livros sobre teatro e poesia, caricaturas e retratos, e também dirijo curtas metragens e peças de teatro. Minhas técnicas mais utilizadas nas artes plásticas são óleo sobre tela, aquarela e caneta nanquim.

Rafael Lovisi Prado - Literatura

Rafael Lovisi Prado - Literatura

Fundamental II

Possuo graduação em Letras, mestrado em Teoria da Literatura e sou doutorando em Literatura Comparada, formação esta cursada na Faculdade de Letras da UFMG. Atuei nesta instituição como professor-bolsista de Literatura Comparada entre os anos de 2012 e 2015. Desenvolvo pesquisas, publico artigos e profiro palestras sobre a filosofia francesa e a poética luso-brasileira contemporâneas. Em meu trabalho na Éspasso Escola procuro abordar os diversos gêneros literários através da investigação, debate, produção criativa e diálogo com as outras artes.

ADMINISTRATIVO
Amanda Soares

Amanda Soares

Recepção

Sou Amanda, estou na recepção na parte da manhã. Formada em Administração na Univesidade FUMEC, confesso que nunca havia pensado em fazer parte de uma escola. Desde o primeiro momento em que conheci a Éspasso Escola, fiquei encantada, tanto pelo ambiente quanto pelas pessoas que daqui fazem parte.

Bruna

Bruna

Recepção

Sou a Bruna, secretaria escolar da Éspasso Escola! Estou na recepção no turno da tarde. Cursando Ciências Biológicas na UFMG, escapei um pouquinho da minha área quando vim trabalhar na escola. Adoro o que faço! Não me imaginava mexendo com crianças na área de educação, porém a escola abriu a minha mente, o que tem sido uma experiência muito enriquecedora!

Raquel Freitas

Raquel Freitas

Financeiro

Sou Raquel, possuo bacharelado em Teologia e estou cursando Administração.
Trabalhei na COOPEN BH, na parte administrativa, de 2012 a 2013, e quando fui convidada a fazer parte da equipe da Éspasso Escola, me senti honrada e feliz, pois vi nessa escola, como empresa, humanidade, o importar com o outro, com relacionamentos, com a inclusão. Um espaço onde podemos nos expressar como funcionários, e através do diálogo chegarmos a um denominador comum, para o bem da escola e da equipe.
Além de trabalhar na Éspasso Escola, faço trabalho voluntário com pessoas que foram vítimas de abuso sexua

APOIO

Maria Isabel

Limpeza.

Nilza

Portaria.

Santa

Limpeza.

Severina

Cozinha.

Walquíria

Cozinha.